Oficinas


Teatro Como Instrumento de Discussão Social - Oficinas de Teatro com o objetivo de fomentar a organização de grupos culturais nos bairros populares. Abrindo espaço para sensibilização e experiência do fazer teatral, apostando no teatro como instrumento de indagação e conhecimento de si mesmo e do mundo, assim como veículo de formação, informação e transformação social.

A Oficina Popular de Teatro acontece nos seguintes bairros:

- Bairro São Geraldo

Na Terreira da Tribo
Rua santos Dumont, 1186
Quartas às 19h
Coordenação: Marta Haas

- Canoas

Na Antiga Estação Férrea - Fundação Cultural
Em frente ao La Salle
Quartas às 19h
Coordenação: Paula Carvalho

Formação :
Escola de Teatro Popular 


Oficina para Formação de Atores - A oficina, composta por aulas diárias, teóricas e práticas, com duração de 18 meses, busca através da construção do conhecimento favorecer a emergência do artista competente não apenas no desempenho de seu ofício, mas também preocupado no seu desenvolvimento como cidadão.

A Escola de Teatro Popular desenvolve a Oficina Para Formação de Atores composta por aulas teóricas e práticas, com uma carga horária de 25 horas/aulas semanais, totalizando 1.600 horas/aulas. A Oficina Para Formação de Atores oferece 25 vagas, e a seleção dos oficinandos/alunos é realizada através de entrevistas e audições, sendo aberta a todos interessados a partir dos 16 anos. Ao longo de dezoito meses de oficina, o oficinando/aluno estará passando por um processo programado de desenvolvimento, cuja primeira etapa encontra-se organizada em torno do autoconhecimento (conhecimento do ator), passando, em seguida, para a etapa de reconhecimento (ênfase colocada no trabalho de construção de personagem), para o jogo teatral (ênfase na situação dramática) e, por fim, chegando à elaboração do produto estético: a encenação. A Oficina para Formação de Atores formou sete turmas de novos atores nos períodos de 2000/01, 2002/03, 2004/05, 2005/06, 2007/08, 2009/10, 2011/13 e 2015/2016.



200/01 - A Casa de Bernarda Alba                            2002/03 - A Alma Boa de SetSuan
Foto: Cláudio Etges
Foto: Cláudio Etges

        2004/05 - Lorca Bodas                                   
Foto: Cláudio Etges
                                   2005/06   - Estado de Sítio
Foto: Cláudio Etges

2007/08 - Viúvas
Foto: Cláudio Etges


                                       
         2009/10 - Woyzeck                                                        2009/10 - Yerma
Foto: Cláudio Etges
Foto: Pedro Isaias Lucas

                                             2011/13 - Minha Cabeça era Uma Marreta
Foto: Paula Carvalho

2015/2016 - A Outra Tempestade
Foto: Tânia Farias



Oficina de Teatro de Rua - Arte e Política - A oficina desenvolve e pesquisa as diversas formas de se abordar o espaço público a fim de viabilizar a sua transformação em espaço de troca e informação.
                                                     
Foto: Arquivo da Tribo


Foto: Arquivo da Tribo
Foto: Arquivo da Tribo

Oficina de Teatro Livre - A oficina de teatro livre tem a proposta de iniciação teatral a partir de jogos dramáticos, expressão corporal e improvisações, e se desenvolve durante todo o ano sem interrupções, visando estimular o interesse pelo teatro e a busca da descolonização corporal do artista/cidadão. 
A partir da experiência desenvolvida há mais de trinta anos com Oficinas Populares de Teatro, a Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, acredita na importância da função social do artista, e pretende que essa formação favoreça a emergência do artista competente não apenas no desempenho de seu ofício, mas também preocupado com o seu desempenho como cidadão.

Todos os sábados, das 14 às 17h na Terreira da Tribo!


Foto: Cláudio Etges
Foto: Pedro Isaias Lucas



Todas as oficinas são abertas e gratuitas a qualquer interessado a partir dos 15 anos.
Mais informações pelo fone: 3028 1358 ou pelo e-mail: terreira.oinois@gmail.com 




Assista ao vídeo: