A Casa de Fausto sob o Signo do Cruzeiro do Sul [Parte 3/Final]

Anátema e sagração da primaveraO grupo brasileiro Ói Nóis Aqui Traveiz encena o Fausto de Goethe em Porto AlegrePor Friedrich Dieckmann para a revista alemã Theater Der Zeit
 O princípio do palco simultâneo, que define toda a encenação, repete-se nas cenas de Margarida nas dimensões de um espaço com forma de sala, e o espectador pode escolher os pontos, a partir dos quais ele quer assistir aos acontecimentos; ele pode também mudar de lugar. Nos dois lados estreitos tornam-se presentes duas instâncias polares: num lado, o grupo de imobilidade estatuária, no qual aparecem, ao lado de um sacerdote, um cavaleiro e uma mulher (trata-se de Valentim e da mãe de Margarida), à semelhança de estátuas; no outro lado, a área do jardim com o lago, as pedras e as plantas, que aparece atrás de véus. O lado da igreja estende-se por todo o espaço na forma de figuras de santos (aquelas figuras carregadas da rua para dentro do recinto); a roda de fiar se encontra aqui, em cuja caixa Mefisto deposita o …

ENSAIO ABERTO – BRASIL

ENSAIO ABERTO BRASIL é o resultado de uma viagem que percorreu seis regiões brasileiras conhecendo o trabalho de seis grupos teatrais, um documentário composto por episódios de 26 minutos que trazem um rico retrato da cultura teatral brasileira. A riqueza das manifestações culturais da arte popular é um tema amplo, capaz de suscitar inúmeros debates sobre a história do Brasil e nossa formação cultural.

Com a direção artística de Luiz Cruz e assistência de direção e montagem de Fernanda Pessoa. O programa é voltado a pessoas de todas as idades que tenham interesse em teatro e cultura brasileira.

A proposta do programa é fazer uma reflexão sobre a arte popular e as formas de manifestação da mesma na estética dos grupos selecionados.

Os grupos que participam da série são:  Grupo Galpão de Minas Gerais; Tá na Rua do Rio de Janeiro; Oi Nóis Aqui Traveiz do Rio Grande do Sul; Grupo Comédia Cearense do Ceará; Teatro Popular União e Olho Vivo de São Paulo; e Imbuaça de Sergipe.


Assista ao vídeo Ensaio Aberto Brasil - Região Sul - Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz

clique na imagem para visualizar o documentário