A arte de transformar a realidade em poesia | Sebastião Milaré

No barco, sobre as Águas do Guaíba, afastando da Ilha do presídio e vendo as luzes de Porto Alegre às margens, tive a sensação de ver o passo derradeiro de um ritual sagrado. O que vivenciei na Ilha do presídio, ou Ilha das Pedras Brancas, tinha natureza própria ao ato litúrgico, mas era ato teatral. Teatro na acepção da arte que atualiza símbolos no Imaginário do espectador. E liturgia.

Não há contradição, pois no ato litúrgico o oficiante atualiza símbolos no imaginário dos fiéis. E foi isso que vivenciei naquela noite, caminhando pelas ribanceiras escuras, cheias de buracos e pedras, atrás de imagens que conduziam a inesperados ambientes, como as ruínas do antigo presídio ou a uma espécie de jardim de estátuas. Atores e atrizes surgiam da vegetação ou das trevas como gnomos. Ou sacerdotes de mítica seita, em celebração.




E o ritual, animado por cenas evocativas, assumidamente poéticas em atrito com as outras mais definidas e realistas, só terminaria no momento em que o barco apo…

ENSAIO ABERTO – BRASIL

ENSAIO ABERTO BRASIL é o resultado de uma viagem que percorreu seis regiões brasileiras conhecendo o trabalho de seis grupos teatrais, um documentário composto por episódios de 26 minutos que trazem um rico retrato da cultura teatral brasileira. A riqueza das manifestações culturais da arte popular é um tema amplo, capaz de suscitar inúmeros debates sobre a história do Brasil e nossa formação cultural.

Com a direção artística de Luiz Cruz e assistência de direção e montagem de Fernanda Pessoa. O programa é voltado a pessoas de todas as idades que tenham interesse em teatro e cultura brasileira.

A proposta do programa é fazer uma reflexão sobre a arte popular e as formas de manifestação da mesma na estética dos grupos selecionados.

Os grupos que participam da série são:  Grupo Galpão de Minas Gerais; Tá na Rua do Rio de Janeiro; Oi Nóis Aqui Traveiz do Rio Grande do Sul; Grupo Comédia Cearense do Ceará; Teatro Popular União e Olho Vivo de São Paulo; e Imbuaça de Sergipe.


Assista ao vídeo Ensaio Aberto Brasil - Região Sul - Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz

clique na imagem para visualizar o documentário