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ESCOLA DE TEATRO POPULAR DA TERREIRA DA TRIBO – TERREIRA DA TRIBO PONTO DE CULTURA
Oficina Para Formação de Atores
Gratuita e aberta a todos os interessados a partir dos 16 anos
Inscrições de 5 a 30 de maio de 2014
de segundas a sextas-feiras das 15 às 18h
na TERREIRA DA TRIBO
rua Santos Dumont – fones 32865720 – 30281358 - 99994570
terreira.oinois@gmail.com www.oinoisaquitraveiz.com.br
ESCOLA DE TEATRO POPULAR
DA TERREIRA DA TRIBO
A Escola de Teatro Popular
desenvolve a Oficina Para Formação de Atores composta por aulas teóricas e
práticas, com uma carga horária de 25 horas/aulas semanais, totalizando 1.600
horas/aulas. A Oficina Para Formação de Atores oferece 25 vagas, e a seleção
dos oficinandos/alunos é realizada através de entrevistas e audições, sendo
aberta a todos interessados a partir dos 16 anos. Ao longo de dezoito meses de oficina, o oficinando/aluno
estará passando por um processo programado de desenvolvimento, cuja primeira
etapa encontra-se organizada em torno do autoconhecimento (conhecimento do
ator), passando, em seguida, para a etapa de reconhecimento (ênfase colocada no
trabalho de construção de personagem), para o jogo teatral (ênfase na situação
dramática) e, por fim, chegando à elaboração do produto estético: a encenação. A Oficina Para Formação de Atores formou sete turmas de novos atores nos
períodos de 2000/01, 2002/03, 2004/05, 2005/06, 2007/08, 2009/10 e 2011/13.
A Oficina Para Formação de Atores - 2014/2015
será desenvolvida de 7 de julho de 2014 a 18 de dezembro de 2015, de segundas a
sextas-feiras, das 14 às 18h30, na Escola de Teatro Popular da Terreira da
Tribo.
DA SELEÇÃO DOS INSCRITOS:
A seleção
dos inscritos para a Escola de Teatro Popular acontecerá nos dias 9, 10 e 11 de
junho na Terreira da Tribo, rua Santos Dumont, 1186.
Na medida em que o número
de inscritos excede o número de vagas, torna-se necessário o estabelecimento de
alguns critérios gerais para a seleção. Serão, portanto, avaliadas: a) A
capacidade de articular o pensamento; b) A disponibilidade para a aprendizagem
e para o trabalho em grupo; c) As condições físicas necessárias ao
desenvolvimento do trabalho de ator.
Para a seleção os inscritos
devem:
1- Responder questionário
da Escola de Teatro Popular e entregar no prazo determinado.
2- Apresentar cenicamente
para a banca examinadora, em horário e dia combinados, um monólogo escolhido a
partir dos textos indicados pela Escola de Teatro Popular.
3-
Realizar entrevista
individual com a banca examinadora.
O resultado da seleção será
divulgado na Terreira da Tribo, rua
Santos Dumont 1186, a
partir das 15 horas do dia 12 de junho de 2014. Os candidatos classificados deverão
confirmar a vaga até as 18 horas do dia 13 de junho de 2014.
OFICINA PARA FORMAÇÃO DE ATORES
Disciplina
|
Carga
semanal
|
Programa
|
Professor
|
Interpretação
|
9 horas
|
O Ator e suas possibilidades.
Aproximação ao personagem.
Movimentos da cena.
Ação física, ação da emoção e
ação da sensação.
Motivação, subtexto,
inter-relação.
Objetivo. O personagem pelo
interior, o personagem pelo exterior. Estilo pessoal. Exposição versus
revelação.
Movimento, gesto, atividade
mimética do ato físico do jogo.
Linguagens e conceitos
estéticos. Situações e fábulas.
|
Paulo Flores
(módulo A)
Tânia Farias
(módulo B)
|
Improvisação
|
4 horas
|
O imprevisto da ação humana.
O espaço do inconsciente e o
desenvolvimento da intuição.
Conexão entre imaginário e
realidade. Liberação do gesto, da fala e das sonoridades.
Expressão individual e grupal.
Interação do grupo.
Práticas lúdicas, jogos e
dramaturgização.
|
Clélio Cardoso
|
Expressão
Corporal
|
3 horas
|
O inconsciente no corpo.
Consciência corporal (avaliação
de facilidades e bloqueios)
Regras anatômicas universais.
Observação do outro e
relacionamento. Vocabulário expressivo, criatividade e busca de superação das
dificuldades conscientizadas.
Análise de adequação do corpo
do ator às necessidades expressivas dos personagens, arquétipos ou símbolos
teatrais.
A revelação do inconsciente
humano através de um processo consciente.
|
Tânia Farias
|
Expressão vocal
|
2 horas
|
Descoberta do potencial vocal e sua utilização
consciente.
Respiração, dicção e colocação vocal.
Pontos de ressonância
corporal. Canto e fala.
|
Leonor Melo
|
História do
Teatro
Brasileiro
|
2 horas
|
Texto, estilo de criação e
interpretação.
Estudo das relações
teatro-sociedade ao longo da história e da realidade brasileiras.
Discussão sobre o Teatro
Brasileiro contemporâneo.
|
Paulo Flores
|
Teoria e
História do
Teatro Ocidental
|
3 horas
|
Subsídios para a compreensão e
interpretação do fenômeno cênico.
O teatro no contexto das
condições sócio-políticas e na inter-relação com outras áreas do conhecimento
humano.
|
Paulina Nólibos
|
História do Pensamento
Político
|
2 horas
|
Estudo da História das
Sociedades. Correntes do pensamento político e os processos históricos de sua
construção. A História como instrumento de uma consciência crítica e de
transformação do presente.
|
Clarice Falcão
|
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