NOVA PÁGINA DA TRIBO!

  Confira o novo site da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui traveiz

A Tribo participa de um dos maiores circuitos de teatro da América Latina!

Ói Nóis Aqui Traveiz na Argentina!

A Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz foi o grupo brasileiro convidado a participar do 9° Circuito Nacional de Teatro na Argentina, através de uma parceira firmada entre o Instituto Nacional de Teatro e o Festival Internacional de Teatro Porto Alegre em Cena. Se tratando de um dos maiores circuitos de festivais da América Latina, este grande evento reúne mais de 500 artistas, com uma programação de 62 espetáculos nacionais e 18 espetáculos internacionais que farão uma turnê por 25 festivais de norte a sul do país.

A Tribo, que completou 36 anos de trajetória viaja pela primeira vez para Argentina, onde irá percorrer por 12 festivais, realizando 18 apresentações do premiado espetáculo de teatro de rua “O Amargo Santo da Purificação” e da performance “Onde? Ação n°2”, de 4 de setembro a 4 de outubro, trazendo ao público argentino uma reflexão poética e comprometida sobre a história do Brasil no século XX.

Foto: Cláudio Etges

O 9° Circuito Nacional de Teatro na Argentina é uma realização do Instituto Nacional de Teatro (INT) e do Ministerio de Educación de la Nación da Argentina. O evento valoriza a circulação de produções artísticas da Argentina por todo o território nacional. Ao mesmo tempo marca um importante passo no processo de integração latino-americana. “As alianças são muito bem-vindas nos festivais e intercâmbios culturais pelo mundo afora. E foi neste senso comum que o INT da Argentina e o Porto Alegre em Cena, por meios de seus coordenadores Miguel Palma e Luciano Alabarse, firmaram uma parceria inédita e boa para os dois países”, comenta a Coordenação do Festival gaúcho.


O circuito contará com produções de destaque oriundas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Itália, México, Uruguai e Venezuela. Sendo a Tribo de Atuadores Ói Nois Aqui Traveiz o único representante brasileiro desta edição.


Confira a Programação:

quinta-feira 4/09 - POSADAS: Espetáculo de teatro de rua “O Amargo Santo da Purificação”
sexta-feira 5/09 - RESISTENCIA:  Espetáculo de teatro de rua “O Amargo Santo da Purificação”
sábado 6/09 - CORRIENTES: Espetáculo de teatro de rua “O Amargo Santo da Purificação”
domingo 7/09 - PARANÁ: Espetáculo de teatro de rua “O Amargo Santo da Purificação”
terça-feira 9/09 - ROSARIO: Espetáculo de teatro de rua “O Amargo Santo da Purificação”
quarta-feira 10/09 - ROSARIO: Performance “Onde? Ação n°2”
sábado 13/09 - SANTA ROSA LA PAMPA: Performance “Onde? Ação n° 2”
domingo 14/09 - SANTA ROSA LA PAMPA: Espetáculo de teatro de rua “O Amargo Santo da Purificação”
quarta-feira 17/09 - NEUQUÉN: Espetáculo de teatro de rua “O Amargo Santo da Purificação”
sexta-feira 19/09 - CIPOLLETTI: Espetáculo de teatro de rua “O Amargo Santo da Purificação”
domingo 21/09 - NEUQUÉN: Performance “Onde? Ação n° 2”
quarta-feira 24/09 - SAN LUIS: Espetáculo de teatro de rua “O Amargo Santo da Purificação”
sábado 27/09 - MENDOZA: Performance “Onde? Ação n° 2”
domingo 28/09 - MENDOZA: Espetáculo de teatro de rua “O Amargo Santo da Purificação”
terça-feira 30/09 - SAN JUÁN: Espetáculo de teatro de rua “O Amargo Santo da Purificação”
quarta-feira 1/10 - SAN JUÁN: Performance “Onde? Ação n° 2”
sexta-feira 3/10 - CÓRDOBA: Performance “Onde? Ação n° 2”
sábado 4/10 - CÓRDOBA:  Espetáculo de teatro de rua “O Amargo Santo da Purificação”

Sobre o grupo

Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz
36 Anos de Utopia, Paixão e Resistência

                A Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz surgiu em 1978 com uma proposta de renovação radical da linguagem cênica. Durante esses anos criou uma estética pessoal, fundada na pesquisa dramatúrgica, musical, plástica, no estudo da história e da cultura, na experimentação dos recursos teatrais a partir do trabalho autoral do ator. Não se limitando à sala de espetáculos, desenvolveu uma linguagem própria de teatro de rua, além de trabalhos artístico-pedagógicos junto à comunidade local. Abriu um novo espaço para a pesquisa cênica - a Terreira da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, que funciona como Escola de Teatro Popular, oferecendo diversas oficinas abertas e gratuitas para a população.
A organização da Tribo é baseada no trabalho coletivo, tanto na produção das atividades teatrais, como na manutenção do espaço. O Ói Nóis Aqui Traveiz segue uma evolução contínua e constitui um processo aberto para novos participantes. Para a Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz o teatro é instrumento de desvelamento e análise da realidade; a sua função é social: contribuir para o conhecimento dos homens e ao aprimoramento da sua condição. 
Num mundo marcado pela exclusão, marginalização, pela homogeneização, pelo pensamento único, enfim, pela desumanização e pela barbárie, cada vez mais é vital e necessário denunciar a injustiça, as vendas de opinião, o autoritarismo, a mediocridade e a falta de memória. Esta é a defesa que o Ói Nóis faz o teatro como resistência e manutenção de valores fundamentais que diferenciam uns de outros: a solidariedade, a honestidade pessoal e a liberdade. 
Fazendo um teatro a serviço da arte e da política, que não se enquadra nos padrões da ética e da estética de mercado. O teatro como um modo de vida e veículo de idéias: um teatro que não comenta a vida, mas participa dela!

O Amargo Santo da Purificação
Uma Visão Alegórica e Barroca da Vida Paixão e Morte do Revolucionário Carlos Marighella

O espetáculo conta a história de Carlos Marighella este herói popular, que lutou contra as ditaduras do Estado Novo e do Regime Militar, e que os setores dominantes tentaram banir da cena nacional durante décadas. O espetáculo é um painel dos principais acontecimentos que ocorreram no nosso país no século XX.  

Foto: Cláudio Etges
A dramaturgia elaborada pela Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz parte dos poemas escritos por Carlos Marighella que transformados em canções são o fio condutor da narrativa. Utilizando a plasticidade das máscaras, de elementos da cultura afro-brasileira e figurinos com fortes signos, a encenação cria uma fusão do ritual com o teatro dança. Através de uma estética ‘glauberiana’, o Ói Nóis Aqui Traveiz traz para as ruas da cidade uma abordagem épica das aspirações de liberdade e justiça do povo brasileiro. 

A encenação de “O Amargo Santo da Purificação” desde sua estreia em 2008 vem sendo sucesso de público e crítica no país. No ano de 2009 recebeu o grande Prêmio Açorianos de melhor espetáculo, seguido dos prêmios de melhor produção, figurino, trilha sonora (para Johann Alex de Souza) e melhor atriz (para Tânia Farias) tornando-se um marco na história do teatro gaúcho, por ser o primeiro espetáculo de teatro de rua a receber tal prêmio.

Durante a sua trajetória o espetáculo percorreu 14 estados brasileiros; apresentou-se em mais de 60 cidades; participou de Festivais e Mostras em todo país, coloriu com suas alegorias praças, parques, vilas e bairros de Porto Alegre, levando o trabalho também à zona rural, passando por diversos assentamentos do Rio Grande do Sul, totalizando um público estimado de mais de 80.000 pessoas. Em 2013 o espetáculo foi escolhido para representar o Brasil no Ano Brasil/Portugal, sendo apresentado nas cidades de Porto e Coimbra.

FICHA TÉCNICA

Encenação Coletiva da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz
Dramaturgia criada coletivamente a partir dos Poemas de Carlos Marighella
Roteiro, sonoplastia, figurinos, máscaras, adereços e elementos cenográficos 
Criação Coletiva
Músicas-----------------------------------------------------------------Johann Alex de Souza 
Atuadores:
Paulo Flores, Tânia Farias, Clélio Cardoso, Marta Haas, Roberto Corbo, Sandra Steil, Paula Carvalho, Eugênio Barboza, Alex Pantera, Jorge Gil, Alessandro Müller, Letícia Virtuoso, Geison Burgedurf, Felipe Fiorenza, Paola Mallmann, Mayura Matos, Leila Carvalho, Luana da Rocha, Jacqueline Rosa, Pascal Berten, Keter Atácia, Márcio Leandro, Pedro Gabriel, Alessandro Müller e Thales Rangel.
Locução AI-5 e Descrição Clima Cena da Morte---------------------------Nilson Asp
Voz das Lições de Tortura-----------------------------------------------Giovana Carvalho
Criação da Cabeça de Getúlio Vargas-------------------------------Alessandro Müller
Criação e execução dos Triciclos----------------------------Carlos Ergo (Ergocentro)
Criação e Execução do Estandarte ‘Depor Podre Poder’ e colares Iansã----------Margarida Rache
Confecção Figurinos----------------------------------------------------------Heloísa Consul
Execução de Crochê das Cabeças Marighella-----------Maria das Dores Pedroso
Preparação dos Atores:
Capoeira-----------------------------------------------------------Ed Lannes (Grupo Zimba)
Berimbau-------------------------------------------------------------Nelsinho (Grupo Zimba)
Saxofone------------------------------------------------------------------------Zé do Trumpete
Dança Afro-------------------------------------------Taila dos Santos Souza (Odomodê)
Censura Livre Espetáculo adulto
Duração: 100min

Performance “Onde? Ação nº2”
No ano em que o Brasil completa 50 anos de um Golpe Militar!
Lembrar é resistir!

A performance “Onde? Ação nº2” de forma poética provoca reflexões sobre o nosso passado recente e as feridas ainda abertas pela ditadura militar. A ação performática se soma ao movimento de milhares de brasileiros que exigem que o Governo Federal proceda a investigação sobre o paradeiro das vítimas desaparecidas durante o regime militar, identifique e entregue os restos mortais aos seus familiares e aplique efetivamente as punições aos responsáveis.

Foto: Pedro Isaias Lucas

Participam da performance: Tânia Farias, Marta Haas, Paula Carvalho, Sandra Steil, Mayura de Matos, Leticia Virtuoso, Paola Mallmann, Luana Rocha, Ketter Velho, Paulo Flores, Eugênio Barbosa, Pascal Berten, Roberto Corbo, Geison Burgedurf, Clélio Cardoso, Alessandro Muller e Jorge Gil.

Duração: 40 minutos

Confira um vídeo sobre o 9º Circuito Nacional de Teatro 2014 no link abaixo: