- Gerar link
- Outros aplicativos
- Gerar link
- Outros aplicativos
Durante o 9º Circuito Nacional de Teatro na Argentina, além de apresentações da performance “Onde? Ação nº2”, a Tribo tem realizado encontros e intercâmbios com diversos grupos latino americanos e também com organizações vinculadas aos direitos humanos na Argentina.
Para a Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, estes encontros são uma forma de ampliar e fomentar a discussão sobre o Teatro Independente na América Latina e aprofundar a relação das manifestações artísticas engajadas, com ações militantes, reafirmando a ideia de um teatro comprometido, a favor da construção da cidadania e cumprindo também um importante papel de manutenção da memória, como forma de reconstrução da identidade.
Na semana passada o grupo esteve em Santa Rosa de La Pampa com dois importantes grupos teatrais que também estão participando do circuito: o grupo Boliviano, Teatro de Los Andes, que está em turnê com o espetáculo “Hamlet, dos Andes” e o Grupo Malayerba, do Equador que apresenta “Instrucciones para abrazar el aire”.
A entrevista com os grupos poderá ser conferida em futuras edições da Cavalo Louco – a Revista de Teatro da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz.
Um pouco sobre os grupos:
Teatro de Los Andes
Foto: Eugenio Barboza |
Fundado em 1991, o Teatro de Los Andes é um grupo Boliviano, que busca refletir através de seu teatro a arte do ator, e a necessidade de contar histórias, de recordar, de retomar a própria essência, construindo uma ponte entre a técnica teatral e as fontes culturais andinas.
O grupo também ministra oficinas na Bolívia e em diversos países sobre a formação do ator e desenvolve projetos sociais, onde o teatro não é um fim em si mesmo, mas um meio de discussão e inclusão social.
Foto: Eugenio Barboza |
Site do grupo:
Grupo Malayerba
Foto: Eugenio Barboza |
O Grupo Malayerba surge em 1980 em Quito no Equador. Através do seu teatro busca uma linguagem que expresse a vida, o ser humano e seus conflitos, na tentativa de compreender e tomar uma posição crítica, ativa e construtiva frente aos processos sociopolíticos da sua realidade.
Em 1989 o grupo cria o Laboratório Malayerba ”um espaço e um tempo para praticar a liberdade”. A proposta de formação no laboratório é de 4 anos e se desenvolve através de 11 oficinas (teóricas e praticas), que são ministradas pelos membros do Grupo Malayerba.
Em 2001 o grupo publica a revista “Hoja de Teatro” como um meio de difundir o pensamento e fomentar a discussão sobre o teatro equatoriano.
Foto: Eugenio Barboza |
Site do grupo:
Ambos os grupos fazem parte da vertente de Teatro de grupo na América Latina.
Mais encontros!
Encontro com a Escola de Títeres em Neuquén |
Encontro na fábrica de azulejos Zanon, um exemplo de de luta e organização da classe trabalhadora! Zanon es del pueblo! |
Encontro na fábrica de azulejos Zanon, um exemplo de de luta e organização da classe trabalhadora! "Zanon es del pueblo"! |
Encontro com o grupo "El Ramo del Aire" de Neuquén, que recebeu a Tribo com muita generosidade e dedicação! Gracias por todo queridos! |
Encontro com representante Mapuche de Neuquén |
Encontro com os "H.I.J.O.S" de Neuquén MEMÓRIA, VERDADE E JUSTIÇA! |
Fotos: Eugenio Barboza
- Gerar link
- Outros aplicativos