Santos Amargos

Paulo Bio Toledo - (Cavalo Louco Revista de teatro, dezembro de 2009)
[...] O dom de Despertar no passado as centelhas da esperança é um privilégio exclusivo do Historiador convencido de que também os mortos não estarão em segurança se o inimigo vencer. E esse inimigo não tem cessado de vencer.
Walter Benjamin Sobre o conceito da história
Necrofilia é o amor ao futuro Heiner Müller

Fotos de Pedro Isaias Lucas 
Anjos
A famosa metáfora do anjo da história do pensador alemão Walter Benjamin – interpretação poética da pintura Angelus Novus, de Paul Klee – retrata um anjo que observa o passado amontoado de entulho e destroços da civilização, mas não pode parar, é incessamente puxado ao futuro pelos ventos do Progresso.
Heiner Müller reescreve a imagem. Seu anjo olha a frente. Observa o futuro “represado, esmagando seus olhos”, mas a pilha de destroços é mais rápida que ele e o comprimento no instante: entre o passado e o futuro.Imobilizado, esmagado. Até que: “um renovado rufar de pod…

Tânia Farias ministra workshop sobre "Rituais para Cena" no Meme Santo de Casa!

Workshop “Rituais para a Cena” consiste em um encontro coordenado pela atuadora Tânia Farias, que investiga o movimento e a voz para a ampliação do corpo do ator e a ocupação do espaço teatral. A ênfase é colocada na corporalidade do ator (como forma de perceber o próprio corpo) e na concentração (para perceber o outro). A vivência vai intensificar a dinâmica teatral do corpo, através de exercícios de desinibição, sensibilização e expressividade, aliados a jogos de inter-relacionamento dramático.

Trata-se do compartilhamento de procedimentos desenvolvido pela Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz para preparação de seus atores e elaboração de seus espetáculos.

De 27 a 29 de janeiro, das 9 às 12h no Meme Santo de Casa Estação Cultural (Rua Lopo Gonçalves, 176 Cidade Baixa – Porto Alegre).
Valor: 190,00 (promocional para inscrições até 19/01); 230,00 (a partir 20/1).

Mais informações: 51 30192595 ou centromeme@centromeme.com.br

Foto: Paula Carvalho