TRIBO DE ATUADORES ÓI NÓIS AQUI TRAVEIZ 44 ANOS [PARTE 19]

“Se Não Tem Pão, Comam Bolo!” tem por referência a célebre frase da rainha da França, Maria Antonieta,quando no princípio da Revolução Francesa, pressionada em seu próprio palácio pelo povo que pedia pão, pateticamente perguntou por que não comiam brioches. Encenação popular, esta fábula política recorre ao fato histórico para falar de problemas cotidianos que afligem a maioria dos brasileiros: a fome, a opressão, os desmandos do poder e a corrupção dos políticos. Os personagens são saltimbancos contadores de histórias, que de uma forma satírica e divertida cantam para o povo, nas ruas, o que a sociedade burguesa procura esconder: a luta de classes. 
    “SE NÃO TEM PÃO, COMAM BOLO!” Roteiro e direção : criação coletiva Figurinos : Arlete Cunha Adereços : Zau Figueiredo Música : Rogério Lauda Elenco : Arlete Cunha, Kike Barbosa, Rogério Lauda e Sandra Possani Intérprete em substituição : Vera Parenza Estreia : 14 de fevereiro de 1993 (Espetáculo de rua) TERREIRA DA TRIBO EU APOIO! Você

Onde? Ação nº4! Vivos os levaram. Vivos os queremos!


A Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz se soma a Caravana 43 que neste momento está em Porto Alegre com familiares dos desaparecidos e um estudante sobrevivente pra relatar, denunciar o terrorismo do estado mexicano e exigir, junto com organizações do mundo todo, a volta dos 43 desaparecidos. 

Resignificando a Performance Onde? Ação nº2 que de forma poética provoca reflexões sobre o nosso passado recente e as feridas ainda abertas pela ditadura militar, trazendo o nome dos nossos desaparecidos políticos brasileiros, a Tribo realiza agora a Performance Onde? Ação nº4, onde um a um os nomes dos 43 estudantes mexicanos desaparecido serão evocados nas ruas de Porto Alegre. 

Vivos los llevaron, vivos los queremos!

No México, no Brasil, no mundo... aos presos e presas políticos, aos perseguidos, aos negros, aos oprimidos, aos familiares dos 43 estudantes: tua luta é nossa luta!

O ato performático acontecerá na segunda feira 8/06, às 17h na Esquina Democrática. 




O massacre:
“Primeiro” massacre: Iguala, estado de Guerrero, 26 de setembro de 2014, estudantes da Escuela Rural Normal Isidro Burgos, de Ayotzinapa, vinculados a Federacion de Estudiantes Campesinos Socialistas de Mexico (FECSM), as 20h30, regressavam de uma atividade de arrecadação de fundos para a manife¬tação de 2 de outubro, na Cidade do México, em memória ao massacre de Tlatelolco (1968). 

3 ônibus estavam regressando quando foram atacados pela polícia. Tiros de fuzil, AR-15. O tempo que a polícia levou pra recarregar os fuzis, foi a chance que alguns sobreviventes tiveram para tentar correr, desesperados, sem nenhuma coordenada, depois de testemunhar a chacina de seus companheiros. Estes foram os dois primeiros ônibus.
O terceiro ônibus vinha logo atrás. Depois do massacre dos dois primeiros, a polícia para o terceiro ônibus e manda os estudantes entrarem nas viaturas. Nunca mais voltaram.

“Segundo massacre”: Os estudantes que sobreviveram, por que estavam escondidos nas casas dos moradores de Iguala, saem para tentar resgatar os corpos de seus companheiros, vivos e mortos, em meio a um caldeirão de sangue. Chamam a imprensa e organizações sociais. 00h30 da madrugada do dia 27 chegam caminhonetes e carros de civis armados cuja ordem é “pegar e matar qualquer um que pareça estudante”.

Resultado - assassinados: o motorista do ônibus, um jovem de 14 anos e uma senhora que passavam de taxi, 2 estudantes (Daniel Solis Gallardo e Yosinavi Guerrero). Um com morte cerebral decorrente dos tiros (Aldo Gutierrez) e um que foi arrancado os olhos e pele quando ainda estava vivo (Julio Cesar Mondragon); 25 estudantes feridos e 43 desaparecidos. 43 famílias, há mais de 7 meses, sem saber de seus filhos, sem poder ao menos enterrá-los.

A Caravana:

O objetivo das Caravanas para os estados é dar um fórum internacional para os pais que perderam seus filhos para a violência sistemática e impunidade cometida pelo governo mexicano e sua polícia. Outro objetivo, tão importante é para lançar luz sobre a ligação entre a política externa americana e as condições socioeconômicas e de violência no México desde o financiamento dos EUA equipes e treina militares e da polícia mexicana através do Plano Mérida ou México. 

Mais informações: