Os Ritos da Liberdade

Marco Weissheimer (Trinta dias de cultura – jan.fev.mar. 1991) 
Qual a origem, a essência do teatro? Herdeiros de Antonin Artaud, na busca de um teatro que recupere sua identidade original – o contato humano concreto – os atuadores do Ói Nóis Aqui Traveiz foram buscar na Antiga Grécia, a Tragédia de Antígona, de Sófocles, uma defesa da desobediência civil do indivíduo contra a opressão do Estado, do Poder. São quase três horas de espetáculo, de contato contínuo dos atores com o público (podem entrar 50 pessoas no máximo em cada sessão), onde, em certos momentos, o texto adquire uma posição secundária. Os alvos são as sensações do público. É a busca de um teatro participativo que uma coração e mente na vivência de um drama humano.Antígona Ritos de Paixão e Morte arranca o público de sua cômoda posição de espectador. Para assistir à peça é preciso usar coração, cérebro e as pernas. O contato com os atores é direto. Olho no olho, pele na pele. Envolve todos os sentidos com cheiro, son…

Desmontagem “Evocando os Mortos Poéticas da Experiência” em Cuba!

A performance “Evocando os Mortos – Poéticas da Experiência” da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz participa neste mês do principal Festival Cubano, o Maio Teatral. 

Esta edição do Festival que acontece de 13 a 22 de maio e que pretende refletir sobre o papel do Teatro de Grupo no Teatro Latino Americano, conta com grupos de longa trajetória e extrema relevância no continente, como o Teatro La Candelária da Colômbia, o Grupo Yuyachkani do Peru, o Teatro Gayumba da República Dominicana e contará pela primeira vez com a presença do grupo brasileiro Ói Nóis Aqui Traveiz. 

Além de apresentações da perfomance, a atuadora Tânia Farias participará de debates e seminários com teatreiros Latino Americanos e Caribenhos e também de um bate papo sobre publicações teatrais, apresentando ao Festival a Cavalo Louco – a Revista de Teatro da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz.


Sobre o Festival:

“Não se pode compreender a cena Latino Americana contemporânea, sem refletir sobre o papel do Teatro de Grupo. Ao tratar de uma noção que transmuta em categoria, sobrepassa seu sentido literal, alusivo a natureza coletiva do teatro que afeta a todas as suas formas de organização. Neste caso implica o compromisso com uma ética por parte do ator, formas singulares de participação e da relação entre indivíduo e coletivo, assim como especificidades nos procedimentos e perspectivas de trabalho criador que envolvem a todos os integrantes e as múltiplas disciplinas em jogo, cruzadas e compartilhadas de inúmeros modos”.


“Evocando os mortos – Poéticas da Experiência”

A desmontagem “Evocando os mortos – Poéticas da experiência” refaz o caminho do ator na criação de personagens emblemáticos da dramaturgia contemporânea. Constitui um olhar sobre as discussões de Gênero, abordando a violência contra a mulher em suas variantes, questões que passaram a ocupar centralmente o trabalho de criação do grupo Ói Nóis Aqui Traveiz.

Seguindo a linha de investigação sobre teatro ritual de origem artaudiana e performance contemporânea a desmontagem de Tânia Farias propõe um mergulho num fazer teatral onde o trabalho autoral do ator condensa um ato real com um ato simbólico, provocando experiências que dissolvam os limites entre arte e vida e ao mesmo tempo potencializem a reflexão e o autoconhecimento.

Desvelando os processos de criação de diferentes personagens, criadas entre 1999 e 2011 a atriz deixa ver quanto as suas vivências pessoais e do coletivo Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz atravessam os mecanismos de criação. A ativação da memória corporal, fazendo surgir e desaparecer as personagens.
Realizando uma espécie de ritual de evocação de seus mortos para compreensão dos desafios de fazer teatro nos dias de hoje.

Fotos Rafael Saes