A vanguarda gaúcha em ação

Marcelo Marchioro ( O Estado do Paraná, 29 de Junho de 1979)   Para todos aqueles que procuram a renovação de tudo aquilo que está de uma maneira ou outra ligada ao homem, para todos os que são suficientemente abertos para receberem novas idéias e concepções e se colocam contra qualquer tipo de estagnação, para todos os que possuem uma visão ampla e irrestrita do que seja cultura e das várias maneiras pelas quais ela se manifesta, para todos aqueles que são receptivos (se não para gostar, ao menos para analisar) às novas e válidas propostas de trabalho e têm condições de entender o que seja um espetáculo consciente e revitalizador, hoje é o último dia para assistir a “Ensaio Selvagem” às 21 horas no Teatro Universitário de Curitiba, produção do grupo gaúcho “Ói Nóis Aqui Traveiz”.   Em geral, novas propostas ou manifestações de vanguarda (principalmente quando se trata de cultura) sempre são encaradas pelo público com muitas ressalvas, especialmente por aquela grande camada tradi

Desmontagem “Evocando os Mortos Poéticas da Experiência” em Cuba!

A performance “Evocando os Mortos – Poéticas da Experiência” da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz participa neste mês do principal Festival Cubano, o Maio Teatral. 

Esta edição do Festival que acontece de 13 a 22 de maio e que pretende refletir sobre o papel do Teatro de Grupo no Teatro Latino Americano, conta com grupos de longa trajetória e extrema relevância no continente, como o Teatro La Candelária da Colômbia, o Grupo Yuyachkani do Peru, o Teatro Gayumba da República Dominicana e contará pela primeira vez com a presença do grupo brasileiro Ói Nóis Aqui Traveiz. 

Além de apresentações da perfomance, a atuadora Tânia Farias participará de debates e seminários com teatreiros Latino Americanos e Caribenhos e também de um bate papo sobre publicações teatrais, apresentando ao Festival a Cavalo Louco – a Revista de Teatro da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz.


Sobre o Festival:

“Não se pode compreender a cena Latino Americana contemporânea, sem refletir sobre o papel do Teatro de Grupo. Ao tratar de uma noção que transmuta em categoria, sobrepassa seu sentido literal, alusivo a natureza coletiva do teatro que afeta a todas as suas formas de organização. Neste caso implica o compromisso com uma ética por parte do ator, formas singulares de participação e da relação entre indivíduo e coletivo, assim como especificidades nos procedimentos e perspectivas de trabalho criador que envolvem a todos os integrantes e as múltiplas disciplinas em jogo, cruzadas e compartilhadas de inúmeros modos”.


“Evocando os mortos – Poéticas da Experiência”

A desmontagem “Evocando os mortos – Poéticas da experiência” refaz o caminho do ator na criação de personagens emblemáticos da dramaturgia contemporânea. Constitui um olhar sobre as discussões de Gênero, abordando a violência contra a mulher em suas variantes, questões que passaram a ocupar centralmente o trabalho de criação do grupo Ói Nóis Aqui Traveiz.

Seguindo a linha de investigação sobre teatro ritual de origem artaudiana e performance contemporânea a desmontagem de Tânia Farias propõe um mergulho num fazer teatral onde o trabalho autoral do ator condensa um ato real com um ato simbólico, provocando experiências que dissolvam os limites entre arte e vida e ao mesmo tempo potencializem a reflexão e o autoconhecimento.

Desvelando os processos de criação de diferentes personagens, criadas entre 1999 e 2011 a atriz deixa ver quanto as suas vivências pessoais e do coletivo Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz atravessam os mecanismos de criação. A ativação da memória corporal, fazendo surgir e desaparecer as personagens.
Realizando uma espécie de ritual de evocação de seus mortos para compreensão dos desafios de fazer teatro nos dias de hoje.

Fotos Rafael Saes