ESTÍMULO CEREBRAL

Dirceu Alves Jr. (Veja SP, 4 de dezembro de 2019)      Foto de Pedro Isaías Lucas   A Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz é o principal coletivo da cena de Porto Alegre. Fundado há 21 anos, o grupo se firmou graças a uma estética provocadora e um permanente diálogo crítico junto ao público em montagens de rua ou desenvolvidas em salas fechadas. Cartaz do Teatro do Sesc Bom Retiro, Meierhold, adaptação da peça do dramaturgo argentino Eduardo Pavlovsky, concentra toda a sua força na reflexão de ideias em uma encenação com raros momentos surpreendentes. Paulo Flores interpreta o ator, diretor e teórico russo Vsevolod Emilevich Meierhold (1874-1940), preso, torturado e fuzilado pela ditadura stalinista por ter sua obra considerada como inadequada. O próprio personagem, tal como um fantasma, reconstitui seu passado e se mune de convicção para ressaltar o firme caráter e a necessidade de liberdade. Em algumas passagens, assume, inclusive, um saudável didatismo. A estrutura de monólogo, b

Eu não me imagino fora do teatro: é meu partido político, minha religião, é o meu lugar no mundo! Confira a participação da atuadora Tânia Farias no seminário "Dicções femininas na cultura brasileira" em SP!

A atuadora Tânia Farias, da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, de Porto Alegre - RS, participou do Seminário Dicções Femininas na Cultura Brasileira, promovido pelo Itaú Cultural em parceria com a Revista Cult – que na edição de setembro reúne um especial com histórias de mulheres que, pelo viés do feminino, foram e continuam abrindo caminhos para tantas outras na nossa sociedade. Entre este mosaico de mulheres se encontra o perfil de Tânia.

Foto: Pedro Isaias Lucas

O feminismo foi celebrado nos dias 24 e 25 de setembro em São Paulo, na composição de vozes como Djamila Ribeiro, Ivana Bentes e Eliane Potiguara que, com mediação de Bianca Santana, debateram sobre a ausência de espaços culturais ainda não ocupados por mulheres e a forma como as mesmas são apresentadas pelo cinema, a mídia e a literatura.

A mesa "Produzir Arte – Desfazendo a Hegemonia e Suas Complexidades" debateu o lugar da arte e a importância do protagonismo feminino que o Ói Nóis Aqui Traveiz vem desempenhando em seu trabalho. "O teatro político do Ói Nóis passa muito pelo corpo. Não é discursivo, que a cabeça tá aqui e o corpo tá lá. A cabeça faz parte do corpo. O corpo, o músculo, é inteligente e produz sentido, produz reflexão. O encontro com esse grupo me fez pensar sobre o meu próprio corpo e o lugar desse corpo no mundo. O que eu tenho que fazer como artista para garantir esse espaço não só para mim", afirma Tânia.  
Foto: Rafael Saes
Ao fim de sua fala, a atuadora trouxe à cena a personagem “Ofélia”, de Hamlet Máquina (1999), que desperta o entendimento real do seu lugar de mulher no mundo. A personagem de Heiner Muller e Tânia, juntas, denunciam as violências sofridas pelas mulheres e expõem suas dores que se entrelaçam através de experiências pessoais da atuadora. "A minha linguagem, a linguagem que eu elegi para me comunicar com o mundo, é o teatro. Eu não me imagino fora do teatro: é meu partido político, minha religião, é o meu lugar no mundo". 

Sob a mediação de Úrsula Passos, estiveram ao lado de Tânia, as artistas Estela Lapponi - que apresentou sua performance Intento 00035 – Ça m’Énerve!!! - e Roberta Barros, construindo meios para possibilitar ao campo artístico mais diversificado.

Outros nomes importantes ao debate sobre a temática foram apresentados nas mesas: Silenciamento do Feminino, com Eliane Dias, Marcia Kambeba e Marcia Tiburi, mediadas por Caróu Diquinson, e, A Legitimação da Presença da Mulher no Ambiente Acadêmico, com a presença de Azelene Kaingang, Nilma Gomes e Michele Fanini, com mediação de Lais Modelli. Além do encerramento do evento que contou com o espetáculo Glory Box com Nina Giovelli.

Foto: Pedro Isaias Lucas


No perfil traçado sobre a trajetória da atuadora na edição de setembro da Revista Cult, Tânia afirma: “É aqui que eu quero militar, tenho coisas a dizer através do meu corpo, da minha voz de mulher e de artista, e é desse lugar que eu quero fazer isso chegar às pessoas.”
Que essa voz seja ouvida.

Por Júlio Kaczam e Eduardo Arruda