NOVA PÁGINA DA TRIBO!

  Confira o novo site da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui traveiz

Jogos de Aprendizagem 2016!!!


Pare encerrar o ano potencializando os encontros, nos dias 14 e 15 de dezembro, a Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz realiza na Terreira da Tribo a Mostra Ói Nóis Aqui Traveiz Jogos de Aprendizagem – 2016. Entrada Franca, sempre às 20h. Distribuição de senhas 30 minutos antes das apresentações.

No dia 14/12 teremos a apresentação do Exercício Cênico “A Mais Valia Vai Acabar Seu Edgar” da Oficina de Teatro de Rua Arte e Política e também do Exercício Cênico “O Canto da Sereia” da Oficina Popular de Teatro do bairro São Geraldo.

No dia 15/12 teremos a apresentação do espetáculo “O Anjo do desespero” com direção e atuação de Gilmar Fagundes.

A Mostra Ói Nóis Aqui Traveiz: Jogos de Aprendizagem é um compartilhamento do processo pedagógico colocado em prática pela Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz através dos exercícios cênicos criados nas Oficinas Populares de Teatro dentro da ação Teatro Como Instrumento de Discussão Social e da Escola de Teatro Popular da Terreira da Tribo.


A Mais-Valia Vai Acabar, seu Edgar!

O “Exercício Cênico: A Mais-Valia Vai Acabar, seu Edgar!” tem a coordenação de Paulo Flores, e traz no elenco os oficinandos: Aline Ferraz, Arthur Haag, Claudia Beatriz Severo, Daniel Steil, Daviana Maite Suárez, Gabriel Salcedo Botelho, Hariagi Borba Nunes, Helen Meireles Sierra, Jana Alichala Farias, Leticia Virtuoso, Lucas Gheller, Mayura Matos, Mariana Maciel Stedele, Matheus Coelho Camini e Tiana Godinho de Azevedo.

Escrita em 1960 e apresentada no ano seguinte, a peça de Vianinha, por meio do humor, desenvolve a condição de explorador do capitalista e a situação de espoliado do operário, no âmbito material, moral, emocional, sexual, etc. No desenrolar do espetáculo, os operários passam a conhecer sua situação por meio da ´teoria da mais-valia´, que possibilitará a tomada de consciência e a organização da classe, permitindo, no futuro, sua emancipação. As personagens são categorias sociais (os Desgraçados e os Capitalistas), que vivenciam, no palco, por intermédio de ´esquetes´, situações nas quais a opressão se manifesta didaticamente. Vianinha, para tanto, lançou mão de vários recursos técnicos que desenvolvidos no teatro de agitação de Erwin Piscator, na Alemanha dos anos 20, e que hoje fazem parte da história da encenação ocidental. Procurou romper alguns dos limites estabelecidos entre palco e platéia, além de utilizar, na composição das personagens, ´gestos´ que se tornaram clássicos no que se refere ás proposições do ´teatro épico´. Nas palavras do próprio autor “a mais-valia contém a divisão do trabalho manual e intelectual, a concentração demográfica, a guerra, a desnecessidade da existência dos outros. 



Exercício cênico “O Canto da Sereia”

 “O Canto da Sereia” é uma obra curta do dramaturgo, ator e diretor colombiano Enrique Buenaventura, fundador do Teatro Experimental de Cali. A peça se passa na época da Guerra do Vietnã e conta a história de Carlos Barbosa, um jovem sonhador que decide abandonar sua família e sua cidade, nos confins da América Latina, para ir em busca de uma vida melhor nos Estados Unidos.

 Orientação: Marta Haas
 Orientação musical: Roberto Corbo

Oficinandos: Ademir Alves, Daniel Menezes, Diandra Tavares, Douglas Lunardi, Felipe Goldenberg, Jonatan Tavares, Jules Bemfica, Manoela Laitano Chaves, Márcio Leandro, Mariana Stedele, Mariliza Tavares, Miliana Sato, Natália Meneguzzi, Rafael Torres Fernandes, Savana Ferreira e Thali Bartikoskide 

 OFICINA POPULAR DE TEATRO DO BAIRRO SÃO GERALDO

A Oficina Popular de Teatro do Bairro São Geraldo existe desde 2009, quando a Terreira da Tribo mudou-se para a rua Santos Dumont. A partir de encontros semanais, o Ói Nóis Aqui Traveiz desenvolve no bairro um trabalho de criação de núcleo teatral. 


O Anjo do Desespero

Este trabalho é uma colagem de textos de Heiner Müller e Augusto dos Anjos. Dois escritores que viveram em épocas distintas, o primeiro no século XX e o segundo no século XIX, mas os escritores são confrontados com a maior das evidências da vida e do universo: a morte.
      
 A divulgação da poesia brasileira através de Augusto dos Anjos se faz necessária pois ele não é apenas um poeta da morte mas também um poeta da vida, do mistério do incogniscível. Um homem com uma visão de mundo cientificista nos últimos anos do século XIX. Augusto um porta-voz de todos os seres e não apenas do homem. Os meios acadêmicos o classificaram como Simbolista e também de Pré-Modernista. Augusto dos Anjos é inclassificável. 

Heiner Muller, dramaturgo alemão, com sua obra “A Missão” questiona a migração de idéias revolucionárias francesas vindas do continente europeu para o americano. Importante dramaturgo no cenário contemporâneo mundial. Muller incorpora as influências de Brecht e Artaud e como resultado sua obra nos possibilita criar novos parâmetros que dialogam com a história e as heranças da humanidade. 

Roteiro, direção  e atuação: Gilmar Fagundes
Elenco: Gilmar Fagundes e Felipe Farinha (convidado)