A arte de transformar a realidade em poesia | Sebastião Milaré

No barco, sobre as Águas do Guaíba, afastando da Ilha do presídio e vendo as luzes de Porto Alegre às margens, tive a sensação de ver o passo derradeiro de um ritual sagrado. O que vivenciei na Ilha do presídio, ou Ilha das Pedras Brancas, tinha natureza própria ao ato litúrgico, mas era ato teatral. Teatro na acepção da arte que atualiza símbolos no Imaginário do espectador. E liturgia.

Não há contradição, pois no ato litúrgico o oficiante atualiza símbolos no imaginário dos fiéis. E foi isso que vivenciei naquela noite, caminhando pelas ribanceiras escuras, cheias de buracos e pedras, atrás de imagens que conduziam a inesperados ambientes, como as ruínas do antigo presídio ou a uma espécie de jardim de estátuas. Atores e atrizes surgiam da vegetação ou das trevas como gnomos. Ou sacerdotes de mítica seita, em celebração.




E o ritual, animado por cenas evocativas, assumidamente poéticas em atrito com as outras mais definidas e realistas, só terminaria no momento em que o barco apo…

Maranhão aí vamos Nóis!!!

Caminhando para última etapa do Circuito Nacional Palco Giratório, a Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz embarca nesta semana para São Luis (MA), onde realizará uma série de atividades dentro da 12ª edição da Aldeia Sesc Guajajara de Artes. Já na segunda quinzena deste mês, o grupo retorna a Arcoverde (PE), cidade onde encenou "Medeia Vozes" no ano de 2013, desta vez para celebrar "Caliban - A Tempestade de Augusto Boal".

Foto: Fabiano Ávila


Confira a nossa programação no Maranhão:

Dia 06/11 (segunda-feira)
14h às 18h – Oficina “Vivência com a Tribo de Atuadores Ói nóis aqui Traveiz”/RS
Local: Guest House

Dia 07/11 (terça-feira)
10h – Pensamento Giratório: “A censura no teatro brasileiro durante a ditadura militar” / Tribo de Atuadores Ói nóis aqui Traveiz/RS”
Local: Sesc Centro
14h às 18h – Oficina “Vivência com a Tribo de Atuadores Ói nóis aqui Traveiz”/RS
Local: Guest House

Dia 08/11 (quarta-feira)
17h – Espetáculo teatro de rua: “Caliban – A Tempestade” com a Cia Ói Nóis Aqui Traveiz/RS
Local: Praça Nauro Machado

Dia 09/11 (quinta-feira) – Programação do OVER12
18h às 19h30 – Performance/Desmontagem cênica: “Evocando os mortos – Poéticas da experiência” com Tânia Farias, da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz/RS
Indicação: 16 anos
Local: Guest House

Mais informações: http://www.oitaqui.com.br/?p=2893

O espetáculo foi contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz/2015 e faz parte do Projeto Caliban – Apontamentos sobre O Teatro de Nuestra América, selecionado pelo programa Rumos Itaú Cultural, na edição 2015-2016