ÚLTIMA SEMANA PARA INSCRIÇÕES no I Laboratório Aberto com a Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz

As inscrições para o I Laboratório Aberto com a Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz vão até o dia 20 de junho pelo e-mail terreira.oinois@gmail.com com envio de carta de intenção e currículo do proponente. Em sintonia com o teatro independente latino-americano e dos principais grupos europeus, o Ói Nóis Aqui Traveiz realiza o seu I Laboratório Aberto para partilhar – com atores, pesquisadores e estudantes de artes cênicas do Brasil e de outras partes do mundo – a pesquisa e o trabalho continuado realizado pela Tribo nesses quarenta e um anos. Como já é comum em diversos países, Porto Alegre receberá de 30 de junho a 21 de julho artistas interessados em realizar uma imersão na poética da Tribo. Durante três semanas os artistas selecionados vivenciarão a metodologia de criação e treinamento desenvolvida pelo grupo por meio de oficinas, seminários, filmes e espetáculos teatrais. Os seminários, filmes e espetáculos teatrais serão abertos ao público em geral com entrada franca.
O Labo…

O surgimento de um espetáculo de vanguarda em Porto Alegre!

Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz - 40 Anos!

Nesta quinta feira (7.12) compartilhamos uma crítica de Décio Presser (Jornal Folha da Tarde - Panorama) sobre as primeiras encenações do Grupo Ói Nóis Aqui Traveiz, datada de abril de 1978.

“A Divina Proporção” e “A Felicidade não Esperneia”


O público acostumado às montagens digestivas e tradicionais, certamente ficará chocado com as proposições do grupo “Ói Nóis Aqui Traveiz”, no espetáculo que reúne duas peças curtas do autor gaúcho Júlio Zanotta Vieira. Sem sombra de dúvida, trata-se de um espetáculo de vanguarda, como poucas vezes se viu em Porto Alegre. Os textos praticamente foram sufocados pela parafernália de efeitos, onde a proposta é o anarquismo total. Isto seria plenamente aceitável, se não houvesse uma agressão gratuita ao público, que se persistir acabará por afastá-lo desta experiência inédita entre nós.
Na primeira peça, “Divina Proporção”, quatro personagens surgem do lixo que compõe o espaço cênico, se desgastando no “boom” imobiliário, numa crítica cuja superficialidade é compensada pela criatividade da encenação. O mesmo acontece em maior escala com “A Felicidade não Esperneia, Patati, Patatá”, onde o autor através de uma linguagem alegórica faz uma irônica parábola sobre a “instituição médica”. Tudo isso acontece com atores, utilizando vozes distorcidas, retirando os acessórios do lixo, numa mistura de “gran quignol”, que o público acompanha estupefato e às vezes reticente, separado apenas por uma cerca de arame farpado que isola o espaço cênico.
Não fossem as agressões, tentando impedir o público de ter suas próprias reações, o espetáculo seria um exercício fascinante de criatividade, comparável ao teatro de vanguarda feito nos grandes centros. A loucura é tão grande e desenfreada que certas pessoas retiraram-se antes do término. Mas as intenções do grupo estão bem definidas, num manifesto que é lido durante o intervalo, pedindo a retirada de “todos os países imperialistas estrangeiros dentro de 24 horas, através de suas multinacionais, etc”. Enfim, um espetáculo divertido para quem for preparado para curtir as mais diversas reações dos espectadores.