NOVA PÁGINA DA TRIBO!

  Confira o novo site da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui traveiz

Um Teatro com Pedras nas Veias

Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz - 40 Anos!

Na última quinta feira compartilhamos críticas publicadas em jornais da época, sobre o surgimento do Ói Nóis no final da década de 70. Nesta semana para encerrar o ciclo das primeiras críticas, postamos aqui “Propósitos Devastadores”, por Claudio Heemann. 

"Há vinte anos, Porto Alegre não produzia um espetáculo com propósitos tão devastadores."



Claudio Heemann

Não se sabe bem se "Ói Nóis Aqui Traveiz" é o nome da nova casa de espetáculos da Rua Ramiro Barcelos (situada "onde a Cristóvão Colombo põe o ovo em pé", segundo a divulgação do grupo que a está lançando), se é o próprio nome da companhia que faz o espetáculo inicial, ou se é uma promessa de perseverança no terreno escorregadio do Teatro Contestatório de Vanguarda. "Um teatro com pedras nas veias" se anuncia o "Ói Nóis Aqui Traveiz". Realmente, na casa que escolheram entre a Cristóvão e a Farrapos, há muitas pedras nas paredes, um teto sem forro. com vigas e telhas a mostra, bancos de madeira tosca para o público sentar (a capacidade da casa é reduzida, precisa-se chegar cedo) – e no centro do recinto, cercada por arame farpado, a área onde os atores evoluem. Sob a direção de Paulo Flores, que também interpreta um dos papeis na segunda das duas peças que compõem o espetáculo, sáo interpretados dois textos curtos de Zanotta Vieira, o dramaturgo em residência do "Ói Nóis".
Na realidade, estes textos são pretextos para o anarquismo desenfreado da encenação que pretende, a exemplo de certos trabalho de José Celso Martinez Correa, a liberação de forças anárquicas e caóticas, destruidoras de convenções e estratificações. Na busca de uma linguagem teatral crua, debochada, violenta, livre, grotesca, que vai do grand-guignol ao protesto, do surrealismo a contestação. Os atores se atiram a seus papeis (sem alusão a certos aspectos cenográficos do espetáculo, são feitos de monturos de jornais rasgados) com grunhidos, contorções, epilepsias e um rude humor absurdo, numa pesada celebração de anarquia. A destruição é generalizada, até mesmo os textos utilizados sossobram, sem no entanto deixar de nos fazer sentir que há em tudo uma crítica sistemática às instituições, ao mundo organizado e a sociedade burguesa. A agressão chega até as roupas dos espectadores que recebem banhos de leite ou nacos de carne crua tirados aparentemente das entranhas de um personagem, que é operado em cena por possíveis médicos-carrascos – mercenários – loucos levemente medievais … Corno espetáculo contestatório de vanguarda, com seus nus agressivos, cantorias insultuosas, ironias e sarcasmos, marcações alucinadas e o doido desenho da ação é um verdadeiro "happening". O ritmo pausado e os absurdos das atitudes buscam uma denúncia global de um mundo em decomposição, bárbaro, cômico, cruel e paranóico. E o espetáculo tem força e convicção, com uma atmosfera densa e coerente, criada com a coragem e a invenção que estamos acostumados a ver nos teatros experimentais de Londres, Greenwich Village ou Paris. A primeira chama-se "A Divina Proporção" e a sociedade de consumo é o alvo mais óbvio. Mas é na segunda peça do espetáculo, "A Felicidade Não Esperneia, Patati, Patatá", que as forças irracionais se soltam com mais ímpeto, nos levando em tom delirante a um universo próximo de Genet, Arrabal e Artaud. Há vinte anos, Porto Alegre não produzia um espetáculo com propósitos tão devastadores.
Resta esperar que o "Ói Nóis Aqui Traveiz" não caia no beco sem saída do ritual bárbaro que por tudo destruir fica sem ouvintes e sem ter para onde ir, não conseguindo depois encontrar ferramentas para construir um mundo novo, que sem dúvida deve estar escondido no fundo de sua fúria iconoclasta.