Faca e gesto consequentes

  Antônio Hohlfeldt (Diário do Sul, 22 de dezembro de 1986) Fotos de Isabella Lacerda      Beckett é conhecido por seu niilismo e sua descrença em qualquer valor que ultrapasse a humanidade. Mais do que isso, o grande escritor irlandês desacredita na própria criatura humana, que visualiza como um ser sem caminho e sem lógica, sobrevivendo sem qualquer objetivo na vida, ou, quando os tem, sendo enganado por um falso objetivo (como em “Esperando Godot”, já que o tal Godot, em última análise, jamais virá porque jamais pensou em vir).       No caso de “Fim de Partida”, pode-se dividir a situação dramática em duas abordagens. A mais imediata é exatamente aquela que, em nível de realidade, pode ser desprendida das alusões, nem tão escassas assim, que pontuam todo o texto, talvez um dos primeiros trabalhos literários a abordarem a traumatizante experiência da bomba nuclear dos Estados Unidos em 1945. Pode-se pressupor que há muito aqueles quatro sobrevivem em uma construção quase subterrâ

Feira Brasileira de Opinião – Contragolpe reúne artistas para pensar situação do Brasil

Veja a matéria no Sul21.




A Terreira da Tribo de Atuadores Oi Nois Aqui Traveiz, em parceria com o Memorial Luiz Carlos Prestes, realiza, de 15 a 29 de julho, a Primeira Feira Brasileira de Opinião – Contragolpe em Porto Alegre. Mais de 50 coletivos culturais e artistas foram convidados para apresentar, através de suas obras, a sua visão sobre o momento social e político do Brasil hoje na forma de artes visuais, cênicas, música e poesia, além de debates.
Ao todo, serão 15 dias de atividades no Memorial, de terça a domingo. Todas as atividades serão gratuitas e abertas ao público em geral.  A proposta é ouvir a todas e todos e propor uma reflexão sobre as alternativas para o Brasil a partir da diversidade, do respeito, da igualdade e da luta pela retomada de direitos usurpados. O encontro se inspira na Primeira Feira Paulista de Opinião realizada em 1968 por Augusto Boal, idealizador do Teatro do Oprimido, diante da repressão e da censura da ditadura militar no Brasil da época.

Confira a programação do evento: https://feiradeopiniaoport.wixsite.com/opiniao