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A
Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz estará presente esse ano
no Festival Internacional Latino Americano de Teatro da Bahia –
FILTE BAHIA 2018 que acontece neste mês de setembro. No dia 2 de
setembro a Tribo estará mostrando a Desmontagem “Evocando os
Mortos – Poéticas da Experiência” no Teatro Martim Gonçalves,
às 17 horas, e no dia 3, no mesmo local, às 12 horas, a atuadora
Tânia Farias participa do VII Colóquio Internacional Cênico da
Bahia “70 Anos Despindo Artaud – O Teatro e seu Corpus Social:
Política, Corpo e Voz”.
Hamlet Máquina (Foto Cláudio Etges) |
“Evocando
os Mortos - Poéticas da Experiência” refaz o caminho da atriz na
criação de personagens emblemáticos da dramaturgia contemporânea.
Esse trabalho constitui um olhar sobre as discussões de gênero,
abordando a violência contra a mulher em suas variantes, questões
que passaram a ocupar centralmente o trabalho de criação do grupo
Ói Nóis Aqui Traveiz. Ao seguir a linha de investigação sobre
teatro ritual de origem artaudiana e performance contemporânea, a
desmontagem de Tânia Farias propõe um mergulho num fazer teatral
onde o trabalho autoral da atriz condensa um ato real com um ato
simbólico, provocando experiências que dissolvam os limites entre
arte e vida e ao mesmo tempo potencializem a reflexão e o
autoconhecimento.
“Desmontagem”
é um conceito relativamente novo no âmbito das artes cênicas,
constitui uma análise e desconstrução do próprio trabalho
artístico e, ao mesmo tempo, é obra de arte. Tânia Farias é uma
das pioneiras dessa pesquisa inovadora no Brasil e tem sido
responsável pela disseminação dessa investigação do trabalho de
ator em todo o país.
Viúvas - performance sobre a ausência (Foto Pedro Lucas) |
Através
da ativação da memória corporal, a atriz faz surgir e desaparecer
as personagens, realizando uma espécie de ritual de evocação de
seus mortos para compreensão dos desafios de fazer teatro nos dias
de hoje. Tânia Farias revisita os processos de criação que deram
sopro a três papeis femininos e um masculino. Em ordem cronológica:
Ófelia
em
Hamlet Máquina (1999), a partir da peça homônima do alemão Heiner
Müller; Kassandra
em
Aos Que Virão Depois de Nós – Kassandra In Process (2002), a
partir da novela Cassandra, da alemã Christa Wolf; Sasportas
em
A Missão – Lembrança de uma Revolução (2006), novamente a
partir de texto de Müller; e Sophia
em
Viúvas – Performance sobre a ausência (2011), a partir de peça e
da novela Viudas, do chileno Ariel Dorfman. A 'Desmontagem :
Evocando os Mortos - Poéticas da Experiência' já se apresentou em
diversas cidades brasileiras e participou de festivais
internacionais em Cuba e na Argentina.
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