A arte de transformar a realidade em poesia | Sebastião Milaré

No barco, sobre as Águas do Guaíba, afastando da Ilha do presídio e vendo as luzes de Porto Alegre às margens, tive a sensação de ver o passo derradeiro de um ritual sagrado. O que vivenciei na Ilha do presídio, ou Ilha das Pedras Brancas, tinha natureza própria ao ato litúrgico, mas era ato teatral. Teatro na acepção da arte que atualiza símbolos no Imaginário do espectador. E liturgia.

Não há contradição, pois no ato litúrgico o oficiante atualiza símbolos no imaginário dos fiéis. E foi isso que vivenciei naquela noite, caminhando pelas ribanceiras escuras, cheias de buracos e pedras, atrás de imagens que conduziam a inesperados ambientes, como as ruínas do antigo presídio ou a uma espécie de jardim de estátuas. Atores e atrizes surgiam da vegetação ou das trevas como gnomos. Ou sacerdotes de mítica seita, em celebração.




E o ritual, animado por cenas evocativas, assumidamente poéticas em atrito com as outras mais definidas e realistas, só terminaria no momento em que o barco apo…

UMA CELEBRAÇÃO DE 40 ANOS DE UTOPIA, PAIXÃO E RESISTÊNCIA

Não vão privatizar a minha alegria, nem a paixão, nem a vontade.
E você sabe que lindo é gritar todos os dias a mesma coisa,
sem ficar mudando de um dia para o outro!
Tudo não se pode entregar!
Fazer teatro aqui é minha maneira de resistir!
Minha única maneira de resistir...”
Eduardo Pavlovsky

Dando continuidade a “Uma Celebração de 40 anos de Utopia, Paixão e Resistência” a Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz realiza a Desmontagem “Evocando os Mortos – Poéticas da Experiência” nos dias 4 e 9 de dezembro, às 20 horas, na Sala Álvaro Moreira, no Centro Municipal de Cultura, com entrada franca (distribuição de senhas a partir das 19 horas). Na Terreira da Tribo (rua Santos Dumont, 1186) está a Exposição “Tribo! 40 Anos de Rastro Libertário”, de terça-feira a sábado, das 15 às 19 horas. O Projeto tem o Patrocínio da Fruki através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Foto: Pedro Isaias Lucas


Evocando os Mortos - Poéticas da Experiência” refaz o caminho da atriz na criação de personagens emblemáticos da dramaturgia contemporânea. Esse trabalho constitui um olhar sobre as discussões de gênero, abordando a violência contra a mulher em suas variantes, questões que passaram a ocupar centralmente o trabalho de criação do grupo Ói Nóis Aqui Traveiz. Ao seguir a linha de investigação sobre teatro ritual de origem artaudiana e performance contemporânea, a desmontagem de Tânia Farias propõe um mergulho num fazer teatral onde o trabalho autoral da atriz condensa um ato real com um ato simbólico, provocando experiências que dissolvam os limites entre arte e vida e ao mesmo tempo potencializem a reflexão e o autoconhecimento. Criação da Atuadora Tânia Farias a partir de quatro personagens de espetáculos da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz.

A Exposição “Tribo! 40 Anos de Rastro Libertário” reúne fotos, objetos de cena, máscaras e bonecos que contam, de forma afetuosa, fragmentos dessa Trajetória de 40 anos de Investigação, Poesia em ação e Rebeldia.