A vanguarda gaúcha em ação

Marcelo Marchioro ( O Estado do Paraná, 29 de Junho de 1979)   Para todos aqueles que procuram a renovação de tudo aquilo que está de uma maneira ou outra ligada ao homem, para todos os que são suficientemente abertos para receberem novas idéias e concepções e se colocam contra qualquer tipo de estagnação, para todos os que possuem uma visão ampla e irrestrita do que seja cultura e das várias maneiras pelas quais ela se manifesta, para todos aqueles que são receptivos (se não para gostar, ao menos para analisar) às novas e válidas propostas de trabalho e têm condições de entender o que seja um espetáculo consciente e revitalizador, hoje é o último dia para assistir a “Ensaio Selvagem” às 21 horas no Teatro Universitário de Curitiba, produção do grupo gaúcho “Ói Nóis Aqui Traveiz”.   Em geral, novas propostas ou manifestações de vanguarda (principalmente quando se trata de cultura) sempre são encaradas pelo público com muitas ressalvas, especialmente por aquela grande camada tradi

NESTA QUINTA NA TERREIRA DA TRIBO SARAU “ARTE & POLÍTICA: MEMÓRIA E VERDADE”NESTA QUINTA NA TERREIRA DA TRIBO SARAU “ARTE & POLÍTICA: MEMÓRIA E VERDADE”

Nesta quinta-feira, dia 26 de setembro, a partir das 20 horas, com entrada franca, teremos o Sarau Arte & Política: memória e verdade, na Terreira da Tribo (Rua Santos Dumont, 1186). O Sarau será aberto com o filme "Índios, memória de uma CPI", de Hermano Penna. Após haverá o debate sobre Justiça, Memória e Verdade com Carlos Frederico Guazzelli, Defensor Público aposentado, Coordenador da Comissão Estadual da Verdade/RS (2012-2014); Raquel Kubeo, professora e atriz, e Rodrigo de Medeiros Silva, da Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares/RENAP. A noite também contará com performance da atuadora Rochelle Silveira e se encerrará com apresentação musical de “Korimbah” com Carine Brazil, Bento Fagundes e Emanuel Barros. O evento faz parte da Campanha "Terreira da Tribo EU APOIO" e é uma realização da Terreira da Tribo, RENAP e Fórum Justiça.  

 

        O filme “Índios, memória de uma CPI” é um média metragem de 32 minutos de duração que utiliza o material cinematográfico que documentou a histórica Comissão Parlamentar de Inquérito, realizada pela Câmara dos Deputados em 1968 e que investigou a situação dos povos indígenas. A CPI do Índio, como na ocasião ficou conhecida essa iniciativa da Câmara Federal, foi a primeira Comissão de Inquérito (CPI) que saiu do prédio do Congresso para fazer suas investigações in loco. Inicialmente foram pensadas cinco viagens para regiões onde mais se agudizavam os conflitos entre índios e os colonizadores.

“Terreira da Tribo – Eu Apoio” é uma campanha de apoio coletivo e permanente que a Tribo lançou na plataforma virtual da Benfeitoria como forma de manutenção do espaço da Terreira que completa 35 anos de existência na cidade de Porto Alegre. Mais informações em www.benfeitoria.com/terreiradatribo.