A vanguarda gaúcha em ação

Marcelo Marchioro ( O Estado do Paraná, 29 de Junho de 1979)   Para todos aqueles que procuram a renovação de tudo aquilo que está de uma maneira ou outra ligada ao homem, para todos os que são suficientemente abertos para receberem novas idéias e concepções e se colocam contra qualquer tipo de estagnação, para todos os que possuem uma visão ampla e irrestrita do que seja cultura e das várias maneiras pelas quais ela se manifesta, para todos aqueles que são receptivos (se não para gostar, ao menos para analisar) às novas e válidas propostas de trabalho e têm condições de entender o que seja um espetáculo consciente e revitalizador, hoje é o último dia para assistir a “Ensaio Selvagem” às 21 horas no Teatro Universitário de Curitiba, produção do grupo gaúcho “Ói Nóis Aqui Traveiz”.   Em geral, novas propostas ou manifestações de vanguarda (principalmente quando se trata de cultura) sempre são encaradas pelo público com muitas ressalvas, especialmente por aquela grande camada tradi

TERREIRA DA TRIBO - EU APOIO! Cinema com entrada franca!!


Acesse o evento no Facebook
CINECLUBE DA TERREIRA
ENTRADA FRANCA

Nesta segunda e terça-feira, dias 30 de setembro e 1 de outubro, o Cineclube da Terreira da Tribo exibe dois clássicos do cineasta Glauber Rocha. O cineclube faz parte da programação da Terreira da Tribo – Eu Apoio!





Glauber Rocha (1939-1981), principal expoente do cinema brasileiro, homem do Terceiro Mundo, mas com profundas raízes nacionais, personalidade exuberante e livre, ele enriqueceu o acervo cinematográfico mundial com criações barrocas de imenso conteúdo humano e social. Suas origens emergem do coração da cultura sertaneja do Nordeste e, ao mesmo tempo, da realidade latino-americana contemporânea.


O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro (1969)
Segunda, dia 30 de setembro, às 20h
Premiado em Cannes como Melhor Direção, é uma espécie de continuação de Deus e o Diabo na Terra do Sol. Misturando cordel e ópera, essa aventura apresenta o personagem Antônio das Mortes, que recebe a tarefa de eliminar um novo cangaceiro da região. No caminho, ele encontra diversos jagunços e coronéis e se vê cara a cara com o povo do sertão e com as dificuldades enfrentadas pelos sertanejos, eventos que farão Antônio adquirir uma nova perspectiva de vida.





O Leão de Sete Cabeças (1971)
Terça, dia 1 de outubro, às 20h
TERREIRA DA TRIBO - EU APOIO!
Cinema com entrada franca!!, às 20h
Após a exibição, conversa com o atuador Paulo Flores.
O enredo se passa em um país indeterminado da África, no qual o líder negro chamado Zumbi e o guerrilheiro branco Pablo tentam libertar uma nação africana de um governador alemão e seus aliados. Em seu primeiro longa no exílio, Rocha fragmentou a linha narrativa alternando a trama de figuras simbólicas marcadas (colonizadoras e libertárias) com cenas de dança de membros do levante e outras demonstrações culturais.





A Terreira da Tribo - que sempre ocupou prédios privados pagando onerosos alugueis - se encontra num momento dramático para conseguir viabilizar a sua existência. TERREIRA DA TRIBO: EU APOIO! é uma campanha de apoio coletivo e permanente que a Tribo lançou na plataforma virtual da Benfeitoria como forma de manutenção do espaço da Terreira. Colabore para manter vivo esse espaço sagrado de efervescência criativa e resistência cultural que re(existe) há 35 anos na cidade de Porto Alegre. Salve a Terreira da Tribo!