Santos Amargos

Paulo Bio Toledo - (Cavalo Louco Revista de teatro, dezembro de 2009)
[...] O dom de Despertar no passado as centelhas da esperança é um privilégio exclusivo do Historiador convencido de que também os mortos não estarão em segurança se o inimigo vencer. E esse inimigo não tem cessado de vencer.
Walter Benjamin Sobre o conceito da história
Necrofilia é o amor ao futuro Heiner Müller

Fotos de Pedro Isaias Lucas 
Anjos
A famosa metáfora do anjo da história do pensador alemão Walter Benjamin – interpretação poética da pintura Angelus Novus, de Paul Klee – retrata um anjo que observa o passado amontoado de entulho e destroços da civilização, mas não pode parar, é incessamente puxado ao futuro pelos ventos do Progresso.
Heiner Müller reescreve a imagem. Seu anjo olha a frente. Observa o futuro “represado, esmagando seus olhos”, mas a pilha de destroços é mais rápida que ele e o comprimento no instante: entre o passado e o futuro.Imobilizado, esmagado. Até que: “um renovado rufar de pod…

VOLTA O CINECLUBE DA TERREIRA DA TRIBO DIA 3 DE MARÇO COM “A TRANSMISSÃO DA FLOR”

Na terça-feira, dia 3 de março, o CineClube da Terreira da Tribo está de volta com a exibição do documentário “A Transmissão da Flor” dirigido por Mariana Rotili, às 20 horas, na Terreira da Tribo (rua Santos Dumont, 1186), com entrada franca. O CineClube terá programação todas as terças-feiras de março – no dia 10 com “Cinema de Animação:Mulheres fora do Eixo”, com filmes curtas metragens de diretoras de diferentes partes do país e curadoria de Maíra Coelho e Marina Kerber; no dia 17 com “Édipo Rei' (1967) de Pier Paolo Pasolini e no dia 24 com “A Paixão de Joana D'Arc”(1928) de Carl Theodor Dreyer. Após os filmes haverá sempre uma roda de conversa. O CineClube faz parte da programação “Terreira da Tribo Eu Apoio!” - que é uma campanha de financiamento coletivo e permanente para a manutenção do espaço cultural Terreira da Tribo, através de uma plataforma online. As pessoas interessadas em colaborar na campanha podem fazer uma assinatura mensal no link www.benfeitoria.com/terreiradatribo

 

‘A Transmissão da Flor: Teatro como Pesquisa e Pedagogias da Presença’(Florianópolis, 2019, cor, 47min) é um vestígio audiovisual do encontro de mesmo nome que reuniu pela primeira vez a atriz Tânia Farias da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz(Porto Alegre/RS) e o ator Carlos Simioni do LumeTeatro (Campinas-SP) para somarem suas experiências e conduzirem juntos um trabalho de pesquisa e criação cênica com um grupo de trinta artistas do corpo de diferentes lugares do país. Para além de registro de um acontecimento, o documentário é fonte de reflexão sobre o amor ao ofício da atuação e seus caminhos de transmissão. Depoimentos inspirados aliados ao olhar poético sobre o processo buscam partilhar as intensidades experimentadas por artistas que dedicam sua vida ao teatro.
Realizado através do edital de apoio às culturas da cidade de Florianópolis, o documentário é um dos desdobramentos do projeto que contou com residência artística, apresentação de espetáculos, mesa de conversa e performance realizada na Fortalezade São José da Ponta Grossa.Todas as atividades fazem parte da criação do ASA - Ateliê Sul de Atuação, coletivo de pesquisa contínua em atuação com foco no trabalho de presença cênica orientado porTânia Farias e composto por artistas dos três estados da região sul do Brasil.
Mariana Rotili é atriz, diretora, fotógrafa e artista audiovisual. Trabalha simultaneamente nas artes da cena - teatro, dança e performance - e nas artesvisuais.Seutrabalhoentrelaçacriações cênicas, vídeo e fotografia. Desde 2014temsededicadoàpesquisadotrabalhodeator com o LUME Teatro e em 2015fundouoColetivoMÓ,coordenadopelaatrizNaomiSilman e focado no aprofundamento dos potenciais expressivos e energéticos do ator. Fez
parte da concepção e criação do ASA - Ateliê Sul de Atuação, orientado por Tânia Farias e do qual é integrante.

Ficha Técnica :
Equipe Audiovisual
Direção: Mariana Rotili
Imagens: Rafaela Whitaker, Deiviane Velho, Fabiana Lazzari e Mariana Rotili
Drone: Michele Louise Schiochett
Edição e Montagem: Mariana Rotil