TRIBO DE ATUADORES ÓI NÓIS AQUI TRAVEIZ 44 ANOS [PARTE 19]

“Se Não Tem Pão, Comam Bolo!” tem por referência a célebre frase da rainha da França, Maria Antonieta,quando no princípio da Revolução Francesa, pressionada em seu próprio palácio pelo povo que pedia pão, pateticamente perguntou por que não comiam brioches. Encenação popular, esta fábula política recorre ao fato histórico para falar de problemas cotidianos que afligem a maioria dos brasileiros: a fome, a opressão, os desmandos do poder e a corrupção dos políticos. Os personagens são saltimbancos contadores de histórias, que de uma forma satírica e divertida cantam para o povo, nas ruas, o que a sociedade burguesa procura esconder: a luta de classes. 
    “SE NÃO TEM PÃO, COMAM BOLO!” Roteiro e direção : criação coletiva Figurinos : Arlete Cunha Adereços : Zau Figueiredo Música : Rogério Lauda Elenco : Arlete Cunha, Kike Barbosa, Rogério Lauda e Sandra Possani Intérprete em substituição : Vera Parenza Estreia : 14 de fevereiro de 1993 (Espetáculo de rua) TERREIRA DA TRIBO EU APOIO! Você

Anti-heroína de Pindaíba


   Antônio Hohlfeldt (Jornal do Comércio 18 de abril de 1997)

Fotos de Adriana Franciosi

   Ao completar 19 anos de vida, traída pela Administração Popular que se nega a dar qualquer apoio à  idéia de sua permanência no local em que fez história na cidade, nem por isso a trupe de atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz perde sua fleuma e sua força. Aniversário se faz com festa e festa, para um grupo de teatro, é representar. Foi o que fez o Ói Nóis..., estreando seu novo espetáculo de teatro de rua, A Heroína de Pindaíba.


   Trata-se da adaptação de uma peça de Augusto Boal, dos tempos do seu exílio na Argentina (1975), originalmente intitulada O homem que era uma fábrica. O texto original era uma fábula e, apesar ou justamente por causa das adaptações sofridas, mais fábula e mais farsa ficou ainda o espetáculo que conta a história de Matilda Silva da Silva (o povo brasileiro) que sonha emigrar para os Estados Unidos, deixando Pindaíba (Brasil). Para tanto, e após passar por um sem-número de exigências e exames norte-americanos, que não escondem terríveis preconceitos, ela se descobre “autora” do mais puro cocô da face da terra, o que deixa encantado os próprios norte-americanos. Passam a usa-la como garota propaganda, numa tentativa de comprar a boa vontade do Tio Sam. É quando Matilda, auxiliada por uma amiga, dona do “jeitinho brasileiro”, muda parcialmente de planos; passa a ganhar algum dinheiro, alugando seu “produto” para outros interessados na imigração, até ser descoberta.

   O tema é farsesco, o tom é  farsesco e farsesca é a perspectiva de todo o espetáculo que diverte e critica a realidade brasileira imediata. É surpreendente que um texto daquela fase de Boal evidencia a sua atualidade: capacidade do dramaturgo ou, infelizmente, falta de evolução do país? Acho que as duas coisas. De qualquer maneira, o fato de ser um espetáculo de rua obriga a alguns cuidados e a algumas técnicas que o Ói Nóis Aqui Traveiz evidenciar dominar a contento hoje em dia, inclusive a intromissão de espectadores do público que, muitas vezes, promovem leituras muito “particulares” do texto.


   Como espetáculo coletivo não há, estritamente falando, nomes a destacar. Mas Tânia Farias, que interpreta Matilda, é sem dúvida uma atriz extremamente versátil, de extraordinária capacidade mimética, de ótima projeção vocal. Da mesma forma, a atriz Rosane Cardoso, que vive sua amiga, e Paulo Flores, que faz uma série de papéis, entre os quais o Embaixador.

   O novo trabalho do Ói Nóis aqui evidencia um bom nível em que se encontra o grupo e, muito especialmente, a sua correta compreensão quanto a uma estética específica para o teatro de rua. É espetáculo imperdível, quando se tiver oportunidade.