Artistas na Rua Fora Bolsonaro - Porque derrubá-lo é Urgente!

 Culuna de Tânia Farias em Brasil de Fato . Ato Fora Bolsonaro em Porto Alegre: "Há muitas ações sendo gestadas, não sairemos das ruas enquanto não derrubarmos o genocida do poder" - Foto: Mari Martinez A clareza de que Bolsonaro hoje é mais letal que o vírus fez com que perdessem o medo "É preciso estancar essa sangria!!! Um homem sem juízo e sem noção não pode governar essa nação!" Essas são algumas das frases da canção de Zeca Baleiro, entoada pelo movimento Artistas pelo Impeachment, que reúne artistas de todo o país. O clipe “Desgoverno” tem claramente incomodado os ainda apoiadores do governo genocida e corrupto de Bolsonaro, Mourão e os militares. A população, atingida pelo descaso e pela fome, tem saído as ruas. A clareza de que Bolsonaro hoje é mais letal que o vírus fez com que perdessem o medo. Nesse caldo e ação estamos também nós, os artistas e trabalhadores da cultura

Porto Alegre já tem um teatro de guerrilha

Claudio Heeman (Zero Hora, 3 novembro de 1979)

Fotos de José Ernesto, Roberto Santos e Paulo Nunes




O teatro “Ói Nóis Aqui Traveiz” não está, no momento, fazendo espetáculos em sua sede da rua Ramiro Barcellos. Coerente com seus propósitos de agir diretamente sobre a realidade, o grupo está levando seu anarquismo para as ruas, para as universidades e para interferências nos espetáculos em cartaz na cidade. São participações-comício-protesto improvisados onde haja um acontecimento qualquer reunindo pessoas. Seja o problema de condução para os estudantes da UFRGS, seja uma palestra de Plínio Marcos na PUC, sejam as peças “Liberdade, liberdade” ou o “Frankenstein” de Irene Brietzke no teatro de Câmara. Elementos do “Ói Nóis” comparecem e forçam sua presença na ação. São aparições-manifesto nas quais os integrantes do “Ói Nóis” chamam a atenção da comunidade com seus trajes e gestos contestatórios, sua nudez, suas denúncias e críticas. Acusam o “status quo” de escravocrata, Plínio Marcos de fascista, entram cena a dentro nos espetáculos em cartaz ou os interrompem com verbalizações de desconformidade, contra os artistas ou o público. Cria-se uma situação de perplexidade e caos, de quebra estrutural. As platéias involuntárias destes “happenings” ficam surpreendidas. Os atores interrompidos se irritam. A consternação toma conta dos palcos invadidos. O público manifesta reações, adesões, repúdios.
 
Na realidade o que se está presenciando é um exemplo típico de teatro guerrilha. Ação aplicada diretamente à realidade. Sublinhando acontecimentos reais com uma participação de intenções políticas. O aspecto da manifestação oscila entre o grotesco e o anticonvencional. É um ato de demolição das estratificações burguesas. Afirmação anárquica de rejeição aos valores da sociedade estabelecida. Posicionamento revolucionário contra condicionamentos consagrados. Negação das hierarquias e forças dominantes. O teatro “Ói Nóis Aqui Traveiz” está abandonando sua posição de intérprete de conflitos, num palco, para entrar em conflito direto com a realidade, fora dele. Abandona a posição de celebrante de rituais artísticos para cair na ação política. Na luta verdadeira. Práxis pura! Não sei se esta posição radical não significará o aniquilamento do grupo. Seus seis ou oito integrantes terão força e poder para demolir todas as estruturas que estão contestando? Vão agüentar um combate real fora das circunstâncias artísticas de uma representação? Um partido político e uma companhia teatral podem adotar ideologias em comum. Mas o trabalho que realizam são diferentes. Em campo, linguagem e ferramentas. O “Ói Nóis Aqui Traveiz” esta querendo anular esta divisão. Vai conseguir flutuar na corrente? Mudar o fluxo das águas? Perguntas que ficam no ar.