TRIBO DE ATUADORES ÓI NÓIS AQUI TRAVEIZ 44 ANOS [PARTE 19]

“Se Não Tem Pão, Comam Bolo!” tem por referência a célebre frase da rainha da França, Maria Antonieta,quando no princípio da Revolução Francesa, pressionada em seu próprio palácio pelo povo que pedia pão, pateticamente perguntou por que não comiam brioches. Encenação popular, esta fábula política recorre ao fato histórico para falar de problemas cotidianos que afligem a maioria dos brasileiros: a fome, a opressão, os desmandos do poder e a corrupção dos políticos. Os personagens são saltimbancos contadores de histórias, que de uma forma satírica e divertida cantam para o povo, nas ruas, o que a sociedade burguesa procura esconder: a luta de classes. 
    “SE NÃO TEM PÃO, COMAM BOLO!” Roteiro e direção : criação coletiva Figurinos : Arlete Cunha Adereços : Zau Figueiredo Música : Rogério Lauda Elenco : Arlete Cunha, Kike Barbosa, Rogério Lauda e Sandra Possani Intérprete em substituição : Vera Parenza Estreia : 14 de fevereiro de 1993 (Espetáculo de rua) TERREIRA DA TRIBO EU APOIO! Você

A VIDA DE UM INCOMPREENDIDO


A TRIBO DE ATUADORES ÓI NÓIS AQUI TRAVEIZ
APRESENTA A OBRA DO RUSSO MEIERHOLD 

Eduardo Nunomura
(Carta Capital, 6 de dezembro de 2019)





Três últimas oportunidades para ver Meierhold, montagem do grupo Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz no Sesc Bom Retiro. O espetáculo é uma homenagem ao ator, diretor e teórico russo Vsevolod Meierhold, artista executado pela ditadura de Joseph Stalin cuja obra chegou a ser banida na antiga União Soviética até 1955. Ele foi um dos principais atores do mítico Teatro de Arte de Moscou, de Constantin Stanislavski e Vladimir Danchenko. Era um experimentador por excelência e, talvez por isso, tornou-se um incompreendido pelo regime comunista. 
 
Foto de Eugênio Barboza



O ator Paulo Flores interpreta Meierhold em um relato póstumo, intercalando lembranças fragmentadas sobre marcos de sua carreira. Além de retratar a dedicação do artista russo pela encenação, o espetáculo reflete também as perseguições que sofreu até a sua morte. Flores contracena com a atriz Keter Velho, que interage quase silenciosamente em diferentes papéis, inclusive o da atriz Zinaida Reich, sua amante, que também fora assassinada. Meierhold foi um obcecado pesquisador da arte dramática, investigando desde o teatro popular, as improvisações, a pantomima, o grotesco e a commedia dell’arte. A peça é uma adaptação livre de Variaciones Meyerhold, do Argentino Eduardo Pavlovsky.