NOVA PÁGINA DA TRIBO!

  Confira o novo site da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui traveiz

TRIBO DE ATUADORES ÓI NÓIS AQUI TRAVEIZ 44 ANOS [PARTE 18]

 

Baseada em um texto do Centro Popular de Cultura de autoria de Arnaldo Jabor, “Deus Ajuda os Bão” dá continuidade às aventuras e desventuras da personagem Zé da Silva, protagonista de “A História do Homem Que Lutou Sem Conhecer Seu Grande Inimigo”.





Nessa fábula política, Zé da Silva – personagem símbolo do nosso povo – operário desempregado morando na favela, se vê impedido de construir uma porta para proteger seu barraco. A partir dessa situação, Zé da Silva atravessa o país, de porta em porta, passando por todos os escalões que compõem a organização social do país – os especuladores, a intelectualidade, os governantes, os donos de terra – chegando por fim aos Estados Unidos, em busca de uma solução para o seu problema. A viagem de Zé da Silva vislumbra a engrenagem do poder num país dependente como o nosso. No centro de toda problemática a questão agrária. Ele volta para sua favela consciente de que, junto com os demais explorados, deve lutar pelos seus direitos. “Deus Ajuda os Bão” é construído como espetáculo criativo e divertido, todas as personagens sendo delineadas como caricaturas, utilizando-se de uma linguagem farsesca, pontuada de ironias, para acentuar o drama econômico e político que vive a grande maioria da população brasileira. 
 

 

“DEUS AJUDA OS BÃO”
Autor: Arnaldo Jabor
Direção, figurino e adereços: criação coletiva
Música: Rogério Lauda
Elenco: Arlete Cunha, Clélio Cardoso, Kike Barbosa, Marcos Castilhos, Paulo Flores, Rogério Lauda, Sandra Possani e Sérgio Etchichury
Intérpretes em substituição: Daniele Fagundes e Lineida Mazera
Estreia: 4 de setembro de 1991
(Espetáculo de rua)