NOVA PÁGINA DA TRIBO!

  Confira o novo site da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui traveiz

TRIBO DE ATUADORES ÓI NÓIS AQUI TRAVEIZ 44 ANOS [PARTE 27]




O centenário de nascimento de Bertolt Brecht mobilizou os atuadores do Ói Nóis Aqui Traveiz para um ano de muitas atividades ao longo de 1998 Brecht é referência sine qua non na trajetória da Tribo, que confronta ou concilia muitas das ideias do dramaturgo alemão com a visão artística de Antonin Artaud. Um casamento que pode soar estranho, num primeiro momento, mas tem se revelado bastante frutífero para as criações, quer em espaços públicos, quer na Terreira da Tribo. O projeto Bertolt Brecht: Lições de História contou com as encenações de Os Fuzis da Senhora Carrar, Quanto Custa o Ferro?, Terror e Miséria do III Reich e A Decisão, além de um ciclo de debates e palestras sobre a obra do dramaturgo.


Bertolt Brecht nasceu em Augsburg, sul da Alemanha, em 10 de fevereirode 1898. Nos anos de 1920, Brecht participa de alguns dos mais importantes experimentos épicos de Erwin Piscator e colabora com trupes comunistas de teatro de agitação e propaganda. Sua peça Tambores na noite ganha o Premio Kleist em 1922. Sua Ópera de Três Vinténs alcança grande sucesso de público e crítica em 1928. Casa-se com Helene Weigel no ano seguinte. O incêndio do Parlamento alemão em 28 de fevereiro de 1933 assinala a tomada do poder pelo nazismo. Brecht foge de Berlim no dia seguinte e dá início a um périplo por vários países na condição de exilado. Em 1941, estabelece-se com a família na Califórnia, onde colabora em roteiros para Hollywood e escreve, entre outras, as  peças A Alma Boa de Setsuan e A resistível ascensão de Arturo Ui. Em 1947, após depor para o Comitê de Atividades Antiamericanas, embrião do macarthismo, Brecht decide voltar à Europa. Estabelece-se em Berlim Oriental em 1949 . Funda com Helene Weigel, o Berliner Ensemble, grupo cujas montagens percorreriam o mundo e consagrariam Brecht como autor fundamental no teatro do século XX. Falece em 14 de agosto de 1956.



TERREIRA DA TRIBO EU APOIO!
Você pode colaborar com uma assinatura mensal através da benfeitoria.com/terreiradatribo ou com uma doação para a Associação dos Amigos da Terreira da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz CNPJ 95.123.576/0001-52 através da conta Caixa Econômica Federal – Agência 0448 – Operação 003 – Conta Corrente 01315-4 Ou pelo PIX Chave 95123576000152